-
Arquitetos: Bessards' Studio , JAJA Architects ; JAJA Architects , Bessards' Studio
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hampus Per Berndtson
As ferozes tempestades constantemente movem e moldam a fantástica paisagem de duna da costa noroeste da Dinamarca. Em 1968 uma enorme tempestade de dunas devorou o Farol de Rubjerg Knude deixando apenas a torre como única estrutura remanescente, posicionada na beira de um penhasco em erosão.
Recentemente, este farol foi reaberto depois de reformado com uma instalação arquitetônica que dá ao público uma última chance de desfrutar das vistas e do dinâmico espetáculo selvagem da natureza do topo do Farol.
Os arquitetos projetaram uma escadaria cenográfica que dá acesso à torre e faz desta subida uma sequência de experiências arquitetônicas. Encenando sua função histórica como farol para navegadores, os projetistas instalaram um gigantesco caleidoscópio movido pelo vento dentro do Farol que captura a luz natural e sua reflexão, direcionando para os interiores para criar uma cascata de cores e reflexões do mar e da paisagem do entorno, sempre em constante mudança. O Caleidoscópio também age como um elemento estrutural onde a escada se apoia. O formato triangular do caleidoscópio em combinação com a escadaria perfurada e transparente cria uma divertida interação com a geometria quadrada do Farol, criando uma experiência única no espaço vertical que se estende da terra até o céu.
O projeto é uma variação das propriedades de um único material: o aço. Enferrujado, polido, dobrado, perfurado, soldado e cuidadosamente montado para criar um monólito dentro do farol. Proporciona uma experiência visual e tática reagindo com as características meteorológicas extremas do terreno que cria um processo de envelhecimento que gradualmente mescla o caleidoscópio com o histórico farol.
De acordo com pesquisas geológicas, o farol será levado pelo mar nos próximos 2 a 15 anos. Ninguém sabe exatamente quando esta torre vai cair, mas quando o fará, o projeto será inteiramente desmontado, e graças ao sistema construtivo, pode ser remontado ou reciclado.
A revitalização do Farol Rubjerg Knude é parte de uma iniciativa nacional de intervenções arquitetônicas que buscam convidar o público a experimentar as áreas mais originais e marcantes da paisagem dinamarquesa. A transformação de Rubjerg Knude foi encomendada pela Fundação Realdania, a Agência Dinamarquesa de Natureza e a Prefeitura de Hjørring